Nasce uma mãe, nasce uma empreendedora

A história de muitas mães se repete quando falamos do mercado de trabalho. É só começar a conversar com as mães a sua volta que você logo encontra mulheres que saíram de uma vaga CLT no momento seguinte que se tornaram mães. Você também pode se deparar com  mães que desejam muito fazer uma transição na sua carreira, porque o formato engessado do CLT não faz mais sentido para elas. Empreender pode trazer tudo que uma mãe precisa: liberdade de tempo aliado a ter dinheiro para garantir o presente e o futuro dos seus filhos. E é esse conflito interno que leva muitas mães ao empreendedorismo.

                No entanto empreender no Brasil não é simples, ainda mais quando colocamos uma mulher nessa caixinha. Principalmente depois da pandemia, as mulheres têm olhado cada vez mais para a possibilidade de abrir seu próprio negócio já que em meio a todos os desafios que esse momento trouxe principalmente para as mulheres, uma solução é parar de depender das decisões de uma empresa e arregaçar as mangas para iniciar seu negócio. Mas eu preciso te contar que para empreender é necessário muito cuidado.

                Quando uma mulher decide ser empreendedora, ela precisa estar preparada para o seu principal desafio: ter paciência. Financeiramente falando, em geral os negócios têm um ROI = Retorno sobre investimento de 24 meses. Sim, você precisa de 2 anos para ver o retorno de tudo que você investiu no seu negócio. E é justamente a falta de paciência que leva muitas empresas a encerrarem logo no início. Portanto, sabendo disso, é importante que você se antecipe com uma reserva financeira de 24 meses, antes de abrir seu negócio ou que você tenha a possibilidade de não contar imediatamente com o lucro da empresa no começo já que a probabilidade desse fato acontecer é muito grande. Eu quero que você tenha muita consciência disso para que você não desista do seu negócio antes que ele faça o sucesso que você merece!

                Se você já entendeu essa parte, vamos as etapas para entender se o seu negócio é rentável. Para isso você deve fazer as seguintes perguntas: Qual é o meu produto ou serviço? Qual o problema meu produto ou serviço resolve? Quais os obstáculos que posso enfrentar no caminho? Meu produto foi validado? Essas respostas te darão o caminho se você já está no momento de abrir seu negócio, ou se você precisa de mais testes antes de lançar.  

                Para quem está pensando em empreender, uma forma muito inteligente de começar é pelo mercado de franquias. Esse formato é uma excelente opção para quem está começando, visto que o negócio não exige que você já tenha experiência em administração da empresa. Então se você tem uma ideia, busque conhecer se alguma franqueadora já faz o trabalho que você está se propondo. A franqueadora já conhece as dificuldades e pode abrir grandes portas, evitar erros de iniciantes e transformar essa jornada em um caminho mais seguro e pensando em uma mãe que precisa de flexibilidade de tempo e não tem tanta experiência, a franquia pode sim tornar esse caminho mais rápido.

                Empreender, assim como a maternidade é um caminho delicioso, mas cheio de obstáculos. Nada que uma mãe não entenda perfeitamente como lidar, já que quando nos tornamos mães somos moldadas para os maiores desafios! Conseguimos nos manter acordadas madrugadas adentro, somos capazes de nos doar pelos nossos filhos o esforço e o tempo que eles precisarem e temos uma força inexplicável! E é por isso que eu acredito tanto no negócio criado por uma mãe. Porque para nós ele é como um filho e já provamos que faremos tudo por ele.

Carla Garcez

Instagram: @carla.financas

 Engenheira de Produção e Especialista em Finanças para Mulheres

Últimas Postagens

Sobre Nós

Nosso sonho virou GiraPiu…😍
Representamos mais de 24 milhões de empreendedoras que fazem a locomotiva da autonomia feminina rodar.
Somos mães.
Somos mulheres.
Somos empresárias.
Somos FAMÍLIA.

Newsletter

Cadastre-se para receber informações sobre o empreendedorismo materno.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!